Licenciatura em Ciência de Dados Instituto Universitário de Lisboa

Com a duração estimada de 432 horas de curso, a formação promete a execução de 26 projetos profissionais e uma certificação após a conclusão do curso. Ainda na Coursera, o certificado profissional de ciência de dados oferecido pela IBM é muito interessante para se ter no currículo. O programa de cursos integrados da Coursera contém várias formações que capacitam o aluno em todas as áreas do tema escolhido. Falando nisso, a Udacity possui um preço definido pelo período estimado de conclusão, mas se o aluno acredita que demorará mais tempo para finalizar, pode optar pelo pagamento mensal, um pouco mais caro.

A avaliação será baseada no mérito científico do estudo e na sua adequação teórica e metodológica. A dissertação será avaliada por um júri em provas públicas, após a confirmação por parte do orientador de que esta está concluída e se encontra em condições de ser apresentada em provas públicas. Compreender e aplicar os métodos analíticos a problemas concretos de Previsão e Classificação, no âmbito do apoio à decisão. Apresentação / comunicação eficaz; capacidade de explicar modelos analíticos complexos e resultados;5. Preparar o estudante para discutir, modelar e implementar estudos de caso em Sistemas Computacionais Distribuídos apoiados pelos conceitos e algoritmos da Teoria das Redes. Os cursos da NOVA IMS oferecem uma experiência de aprendizagem única, combinando a teoria com a aplicação das melhores e mais inovadoras práticas de ensino.

Formas de acesso

Orientamos para um futuro dinâmico e em constante mudança, fornecendo as ferramentas para compreender, desenvolver e utilizar os modelos e algoritmos mais avançados na área da ciência de dados. Este curso da Udacity ensinará como manipular dados, trabalhar com big data e realizar uma comunicação clara a partir da visualização de informações, possibilitando que o aluno experimente e aplique as técnicas básicas da ciência de dados. A natureza multidisciplinar do Iscte e a sua ligação estreita ao mundo empresarial e instituições públicas torna-nos especialmente bem posicionados para a criação desta nova licenciatura, ajustada às exigências do mercado de trabalho nacional e internacional. O curso intensivo de uma semana se debruça sobre o que o Data Science e o Big Data significam e como eles desempenham um papel em organizações de sucesso. O programa joga luz sobre o potencial da ciência de dados e também visa apoiar aqueles que eventualmente precisem gerenciar cientistas de dados. “O objetivo é fazer com que você se familiarize com a ciência de dados o mais rápido possível”, destaca a descrição do curso na plataforma Coursera.

curso de cientista de dados

O principal objetivo desta unidade curricular é transmitir aos alunos as potencialidades das tecnologias de armazenamento e consulta de informação. Pretende-se que os alunos armazenem e manipulem grandes quantidades de dados recorrendo a tecnologias tradicionais (bases de dados relacionais/SQL) e, essencialmente, a tecnologias mais recentes e menos estruturadas (NoSql/Json). Os alunos deverão também utilizar bootcamp de programação ferramentas específicas para extracção e disponibilização de informação normalmente utilizadas no contexto organizacional (por exemplo, Data Warehouse). A UC pode ser feita por exame (1ª ou 2ª Época) ou por avaliação periódica.A avaliação periódica consiste num teste (50%), com nota mínima de 7 valores, e um projecto de grupo (50%), sendo que data do teste coincide com data do exame de 1ª Época.

Mestrado em Ciência de Dados (Data Science)

Para isso, o ciclo de estudos adota uma perspetiva essencialmente técnica. O objetivo é proporcionar um conhecimento aprofundado das metodologias e conceitos fundamentais, de forma adotar o aluno da capacidade de atualização dos conhecimentos técnicos mais específicos e de acompanhar a rápida evolução deste setor. Esta licenciatura destina-se a todos os alunos finalistas do 12º ano que ambicionem tornarem-se Cientistas de Dados (Data Scientists).

Revisão de Bases de Dados Relacionais e Interrogações Avançadas (agregadas) SQL em Mysql; 2. Introdução às Bases de Dados No SQL e Implementação de Bases de Dados em MongoDB; 3. Mapeamento entre Bases de Dados Relacionais e Bases de Dados suportadas em Documentos; 4. Redundância e Distribuição de Dados para gerir tolerância a falhas e grandes volumes de informação; 6. Migração de dados entre diferentes sistemas de armazenamento; 7. Processamento e integração de dados para popular um Data Warehouse; 9.

Estrutura do Curso

Ao concluir o curso, o aluno recebe o título de especialista e um certificado reconhecido pelo MEC. Com o avanço das ferramentas digitais, principalmente as relacionadas à entrega de publicidade e metrificação, a quantidade de dados gerados e processados aumentou exponencialmente. O Aluno (seja nacional ou internacional), ao inscrever-se num ano letivo, tem que ter em conta que é devido o pagamento integral da propina fixada para esse ano https://www.tupi.fm/entretenimento/bootcamp-de-programacao-o-metodo-mais-eficiente-e-rapido-para-se-entrar-no-mercado-de-ti/ letivo (as mensalidades/prestações são uma facilidade de pagamento), mesmo que venha a anular a inscrição/desistir do curso. O curso tem a duração de 3 anos (6 semestres letivos) e as aulas iniciam-se em setembro de 2023. Para consultar informações sobre as condições de Acesso ao Estudante Internacional, clica aqui. Pensando nisso, resolvi ir atrás de algumas alternativas grátis e nacionais para quem quer iniciar no mundo dos dados.

O curso de mestrado em Ciência de Dados surge em resposta à crescente necessidade, sentida pelo tecido empresarial da região, de mão de obra altamente qualificada em Ciência de Dados, com competências nas mais recentes tecnologias e técnicas analíticas de aquisição, processamento e análise de grandes volumes de dados. Pretende-se que o curso seja multidisciplinar e potencie um conjunto de sinergias entre sistemas de informação, ciência da computação e estatística, abrangendo aplicações em diversas áreas do conhecimento, tais como Gestão, Engenharia, Saúde, Ciências Empresariais, entre outras. Dada a natureza prática dos conteúdos lecionados, a avaliação será realizada por projeto. O seu tema deverá estar alinhado com a totalidade ou parte do programa da UC.Exercícios realizados na aula (10%). Projeto (90%, incluindo trabalho de grupo (relatório e software) – 40% e prova oral individual – 50%).Todas as componentes do projeto – proposta, relatório, software e prova oral, são obrigatórias. A Licenciatura em Ciência de Dados pretende reforçar o passo intermédio entre recolha de dados e a tomada de decisão baseada nos mesmos, isto é desenvolver métodos avançados de Ciência de Dados e Inteligência Artificial.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *